domingo, 13 de março de 2016

ELEIÇÃO FICTÍCIA: HOMEM 1 X HOMEM 2 – VOTE

Vou fazer um pequeno exercício aqui: Imaginem que há uma eleição fictícia entre duas figuras históricas distintas e suponha que sou o dono de um jornal. O meu jornal obviamente tem compromisso com a verdade. Então escreverei uma pequena resenha sobre os dois homens, conforme segue:


___________________________________________

O primeiro homem foi um escritor e pintor extremamente importante. Algumas de suas obras chegaram a ser vendidas por grandes quantias de dinheiro.

Teve uma vida muito difícil, dos seis filhos que sua mãe teve, apenas dois sobreviveram à infância. Além disso, perdeu o pai e a mãe ainda muito jovem, tendo que se esforçar para sobreviver, inicialmente como pintor. Chegou até a dormir em um abrigo para mendigos.

Com 25 anos se alistou no Exército, onde foi condecorado algumas vezes, especialmente por sua coragem em ação.

Líder nato, cativava as pessoas com suas ideias, as quais defendia com bastante afinco. Logo assumiu funções públicas e foi responsável direto por um projeto que recuperou a economia de seu país e possibilitou a construção de diversas obras importantes para a população. Com a visibilidade e a importância que adquiriu, foi vítima de tentativas de atentados contra sua vida, cometidos por pessoas com interesses contrários aos seus.

É consenso que foi um homem muito inteligente. Frequentava óperas e lia muitos livros. Segundo relatos de pessoas próximas, foi um homem polido e cordial no trato particular, quase paternal. Gostava de animais e considerava a caça uma matança desonesta.

________________________________________________

Já o segundo homem foi um filho de político, que estudou no exterior. Um homem que ao voltar à sua terra natal, desobedeceu por várias vezes a lei, incitando outras pessoas a fazerem o mesmo, o que em algumas vezes acabou ocasionando violência e mortes.

Foi preso por diversas vezes durante sua vida, às vezes tendo a sua fiança paga por pessoas humildes que o consideravam como um líder e seguiam sua doutrina. Além disso, sempre foi contra o sistema tradicional de educação em escolas.

Já com mais de 70 anos de idade, foi morto, apontado como responsável pelo enfraquecimento do governo de seu país.
 _______________________________________________

Garanto que tudo o que está escrito sobre os dois é verdade. Sendo assim, faço algumas perguntas:

- Qual desses dois homens vocês acham que é mais íntegro?

- Qual deles provavelmente é o mais honesto?

- Qual deles merece mais o nosso respeito?

- Qual deles faria mais falta à humanidade?

- Em qual deveríamos votar?
________________________________________________


Pois bem, o primeiro homem descrito é Adolf Hitler, ditador alemão, assassino de milhões de inocentes.

Já o segundo homem é Mahatma Gandhi, líder espiritual Indiano e um dos maiores pacifistas da história da humanidade, que libertou seu povo da tirania e da exploração do Império Britânico.

Ambos dispensam maiores apresentações.

REPITO: TUDO O QUE ESCREVI NOS TEXTOS ACIMA É ABSOLUTAMENTE VERDADE.

A mensagem que quero passar com esse exercício é que tenham cuidado ao ler qualquer notícia ou opinião. Que saibam que é possível jogar palavras, escrever somente a verdade e mesmo assim passar ideias distintas sobre qualquer pessoa ou fato. A grande mídia no Brasil tem interesses comuns, a maioria dos jornais, revistas e emissoras de TVs possuem os mesmos donos, que são poucos, mas possuem bastante dinheiro e poder.

Supostamente, esses canais de mídia, dando um exemplo fictício, poderiam fazer você odiar um suposto homem pobre, metalúrgico, filhos de pais analfabetos que cresceu na vida, liderou e tirou milhões de pessoas da pobreza, ou ainda poderiam tentar fazer você amar algum sociólogo, por exemplo, que tenha entregue o patrimônio do seu país para multinacionais aliadas a preço de banana. Esses canais certamente teriam meios e habilidade de sobra para fazer isso.

Não significa que eu ache que as pessoas não devam mais consumir os jurássicos jornais e revistas da grande mídia, mas acho que as pessoas devem fazer isso sabendo que esses canais são forjados por um determinado tipo de pessoa, que pode ter interesses diversos em passar uma determinada ideia sobre determinados temas para a opinião pública.

Por isso também gostaria de recomendar que, ao receber uma informação dos grandes canais, que verifiquem a mesma informação também em outro tipo de mídia, com interesses e pontos de vistas distintos, tendo assim mais ferramentas antes de fazer qualquer juízo de valor. Há, por exemplo, grandes jornalistas que já trabalharam nesses grandes canais de mídia e acabaram saindo por discordarem da linha editorial. Esses jornalistas possuem sites muito bons na Internet que podem ser usados como contraponto ou complemento de informações. Vou citar apenas três que gosto muito, mas há muitos outros:

Luis Nassif: www.luisnassif.com.br
Fernando Brito: www.tijolaco.com.br

Por fim, deixo o link de um texto do Paulo Nogueira que segue essa mesma linha do que quero passar. O texto foi bastante esclarecedor para mim, explica porque são importantes os sites progressistas. Recomendo muito que seja lido: http://www.diariodocentrodomundo.com.br/para-que-servem-e-por-que-existem-os-sites-progressistas-por-paulo-nogueira/

Cordiais saudações a todos e obrigado pela leitura.

Um comentário:

  1. Parabéns Daniel! Muitíssimo bem colocado.
    Vou levar ao conhecimento dos meus amigos e conhecidos.
    Ontem assisti no canal da TVE, uma entrevista muito interessante feita pela TV Brasil, programa Espaço Público, ocorrida ontem, 14/03/2016, que recomendo seja vista por todos que tem sede de informações legítimas, maquiadas por ideologia não publicável, antipatrióticas, antidemocráticas, que de tanto repetirem, acabam convencendo grande parte das pessoas que não procuram outras fontes de informações.
    VEJA NO LINK A ENTREVISTA COMPLETA.VALE A PENA:
    http://tvbrasil.ebc.com.br/espacopublico/episodio/espaco-publico-entrevista-jose-eduardo-cardozo
    Um grande abraço !
    Vilson Renato da Silva

    ResponderExcluir